OPINIÃO: uma ótima iniciativa para dar fim à tração e exploração de animais em carroças, mas o mais importante é saber se esses animais terão uma vida de liberdade e dignidade. Não adianta querer acabar com as carroças na cidade para promover limpeza urbanística e esses animais serem realocados e continuarem escravizados.
----------------------------------
Carroceiros que atuam em Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, poderão ceder o animal em troca de uma moto adaptada. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que assinou um termo de convênio e estágio com a Faculdade Regional da Bahia (UNIRB).
O documento foi assinado na terça-feira (5). De acordo com a prefeitura, os animais doados à faculdade serão destinados aos campos de estágio para serem cuidados e tratados pelos estudantes. A ideia é proporcionar conhecimento na formação dos alunos do curso de medicina veterinária.
A prefeitura relatou que as motos serão cedidas pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), destinando veículos de apreensão - que não possuem proprietário. A revisão e adaptação dos veículos vão ser feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ainda segundo a prefeitura, para entrar em vigor, a proposta ainda depende da assinatura de um novo convênio com estes órgãos.
“Dessa forma salvamos o animal e o carroceiro não perde a sua fonte de renda. O próximo passo é assinar o convênio com o Detran e Polícia Rodoviária Federal”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Britto.
Na avaliação do reitor e presidente da rede UNIRB, Carlos Joel Pereira, a retirada desses animais das ruas será de grande contribuição para a formação dos estudantes da área da Saúde, além de promover o resgate desses animais que ficam expostos ao sol e chuva - muitas vezes sem alimentação e sofrendo maus-tratos.
“Nossa expectativa é contribuir com o município, vamos acolher esses animais para auxiliar na formação dos nossos estudantes”, disse.
Em Feira de Santana é proibido o trânsito de veículos de tração animal no Centro da cidade.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário