OPINIÃO: finalmente os países onde cães e gatos são mortos para consumo estão agindo para coibir esta prática. Toda a vida é importante, mas respeitamos os primeiros passos. Esperamos que em breve toda a sociedade se conscientize que nenhum animal precisa sofrer e ser morto para nos alimentarmos.
-----------------------------------------------
Um tribunal indonésio prendeu um comerciante de carne de cachorro em um caso histórico saudado por ativistas dos direitos dos animais que pressionavam pela proibição da prática “brutal”.
No último dia 18, um tribunal próximo à capital cultural da Indonésia, Yogyakarta, condenou o homem a 10 meses de prisão e aplicou-lhe uma multa de 150 milhões de rúpias.
O homem, de 48 anos, foi acusado de acordo com as leis de crueldade animal por transportar cerca de 78 cães enfiados em sacos de armas colocados na parte de trás de sua picape.
Em maio, a polícia interceptou o veículo e mais tarde descobriu que 10 cães morreram por falta de comida e água, enquanto outros seis morreram depois, disse um funcionário do tribunal.
“Esta é a primeira acusação para tal caso”, disse Edy Sameaputty, porta-voz do tribunal distrital de Kulon Progo, à agência de notícias AFP no último dia 21.
Os animais iam para a cidade de Solo na ilha de Java, onde deveriam ser vendidos pela sua carne.
A organização Dog Meat Free Indonesia, que faz campanha há anos para acabar com o comércio generalizado, saudou a decisão desta semana.
“O veredito envia uma mensagem forte para os comerciantes que operam ilegalmente de que esse comércio não será tolerado”, disse o órgão em um comunicado.
Embora os cães sejam amplamente considerados impuros e raramente sejam mantidos como animais de estimação na Indonésia, sua carne continua sendo uma iguaria entre alguns grupos.
Uma fonte barata de proteína, a carne de cachorro ainda é consumida em vários outros países asiáticos.
Tradução de Alice Wehrle Gomide
Fonte: New Straits Time
Asteroide, meteoritos, E.T.s... venham logo, por favor.
ResponderExcluir