RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

18 outubro 2021

Ursa é transferida para santuário após viver 18 anos morando em zoológico


OPINIÃO:
após uma vida na prisão, essa doce ursinha encontrou a liberdade! Viva bem e feliz, Úrsula! 
-----------------------------------
Após 18 anos morando no Zoológico do Recife, no Parque de Dois Irmãos, na Zona Norte da cidade, a ursa parda Úrsula, de 22 anos, se despediu da capital pernambucana. O animal partiu, na noite de sexta-feira (24), rumo ao Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, em Cotia, interior de São Paulo.

O deslocamento conta com escolta da Polícia Rodoviária Federal ao longo dos 2,6 mil quilômetros até o novo lar. Além da mudança de endereço, Úrsula também vai ganhar um novo nome: Diaiarama, que significa energia de luz.

A ursa e o irmão, Zé Colmeia, chegaram ao Zoológico do Recife em 2003, trazidos de Goiás, onde viviam em cativeiro.

A expectativa era levar os dois para o Rancho dos Gnomos, mas, em maio deste ano, Zé Colmeia, que tinha 22 anos, morreu em decorrência de problemas respiratórios. Úrsula foi monitorada após o falecimento e não apresentou sintomas clínicos, apenas tristeza devido à morte do companheiro.

A transferência marca mais uma etapa da implantação do novo plano diretor do zoológico. Segundo a coordenadora da divisão de Veterinária e Biologia do local, Fernanda Justino, a iniciativa prevê a transferência de grandes animais que não fazem parte da fauna nordestina.

"A gente vai trabalhar, agora, com um novo plano diretor no Parque de Dois Irmãos, que vai abraçar mais da Mata Atlântica e da Caatinga, e também porque a gente conseguiu um belo lugar para Úrsula", disse Fernanda.

"Muito saudável, Úrsula é curiosa, alerta e ativa. Sempre interage bem com praticamente todo tipo de enriquecimento ambiental. Tem temperamento calmo, porém forte", declarou a coordenadora.

Xodó da equipe, Úrsula recebia estímulos ambientais e alimentação balanceada, repleta de “guloseimas” naturais que mais a agradam.

“Ela é bem seletiva e muda um pouco as preferências de tempos em tempos. Hoje, a preferência dela é maçã, melancia e peixe. E claro, o que não muda com o tempo: o mel. Ela ama mel”, disse Fernanda.

O médico veterinário do zoológico Denisson Souza era estagiário quando Úrsula chegou ao horto e afirmou que vai sentir muita saudade. "Estamos juntos desde o primeiro dia. É um apego, como um parente mesmo. mas o que conforta é que a gente sempre está buscando o bem-estar", diz Denisson.

A operação para a levar de Úrsula foi planejada durante 90 dias, com muitos cuidados. Para realizar o embarque, foram necessários alguns ajustes, como quebrar a parede do zoológico, para garantir a segurança e o bem-estar do animal. Na despedida, houve choro de saudade por parte da equipe.

O deslocamento é acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal. O caminhão que transporta Úrsula é acompanhado por especialistas que monitoram as reações do animal no veículo, durante o trajeto até o destino. A escolta mobiliza equipes da PRF nos sete estados em que será realizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪