OPINIÃO: um claro caso de negligência pública. Não esperem que protetores resolvam tudo, os animais em situação são responsabilidade dos Estado!
---------------------------------------------------------
Vídeos que mostram vários gatos abandonados em situação de subnutrição em uma rua no Bairro Independência, em Ituiutaba, têm circulado nas redes sociais nesta segunda-feira (29) e gerado comoção na cidade.
Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, uma denúncia sobre a situação dos animais já havia sido registrada em fevereiro de 2019, após solicitação da Promotoria de Justiça. O g1 procurou a Sociedade de Protetores dos Animais de Ituiutaba (Spaivida) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para comentar o caso. Os órgãos informaram que planejam ações para resgatar os gatinhos.
Os vídeos foram gravados por membros da Spaivida. As imagens mostram os animais andando pela rua, a maioria deles, em situação de subnutrição. Também há registros de gatinhos que teriam sido comidos pelos demais devido à fome.
Um grupo de moradores da cidade se uniu nos últimos dias para levar ração e leite até o local. Uma das pessoas que participam da ação, que preferiu não ser identificada, disse ao g1 que está consternada com o estado em que os gatos foram deixados.
"É uma falta de iniciativa mesmo. Para outras coisas, há dinheiro de sobra, mas para ajudar os animais, é essa coisa precária", afirmou.
O diretor da Spaivida, Vacivaldo Dutra Sobrinho, o 'Vavá', afirmou ao g1 que há centenas de gatos nessa rua e atribuiu a presença deles ao fato de muitas pessoas abandonarem animais não castrados no local. Com isso, os bichos se reproduzem de forma descontrolada, e não há alimentos para todos. Além disso, não há um 'gatil' na cidade para receber os bichinhos, e a entidade não tem condições de cuidar deles.
"Essa situação está assim há muitos anos. Precisamos da ajuda da população para que não jogue animais lá", disse.
Denúncia
De acordo com o sargento da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), Eduardo Venâncio, uma solicitação de vistoria no local já havia sido feita por um promotor de justiça da cidade em fevereiro de 2019. Na época, os militares estiveram na região e registraram um boletim de ocorrência.
Segundo Venâncio, nesse documento, os policiais já haviam alertado o poder público a respeito da situação dos gatos na cidade.
"Esses gatos precisavam ser castrados e levados para algum lugar. O que a Polícia Militar pode fazer é registrar o caso e informar as autoridades competentes", afirma.
Desde então, o caso tem tramitado no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Em nota, o órgão afirmou que acompanha a situação e que tomou conhecimento dela em 2019. Na época, um procedimento administrativo foi insaturado.
Ainda segundo o MPMG, o procedimento administrativo tem o objetivo de firmar um acordo entre o órgão e a Prefeitura para promover o controle populacional ético e humanitário de cães e gatos no município.
Prefeitura
Procurado pelo g1, o secretário de Meio Ambiente de Ituiutaba, Alisson Camargos, afirmou por telefone que a castração dos gatos abandonados no Bairro Independência começou a ser realizada há duas semanas. Os animais são operados e, depois, se recuperam na casa de uma médica voluntária antes de serem soltos novamente na mesma rua.
Ainda segundo o secretário, o procedimento não foi divulgado antes para que a população não despejasse mais animais no local para serem castrados. Ele também afirmou que foi acertada uma parceria com a Spaivida para o lançamento de uma campanha para a adoção dos animais abandonados nos próximos dias.
"A ideia é fazer com que as pessoas adotem os gatinhos, que já serão castrados pela Prefeitura para evitar que casos como esse ocorram novamente. No caso dos filhotes, a castração ocorrerá depois de eles completarem 6 meses", explicou.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário