OPINIÃO: a pesca é uma das principais ameaças às espécies marinhas. É inacreditável que uma atividade tão destrutiva continue sendo realizada de forma tão indiscriminada. O ser humano simplesmente vai até o habitat desses animais, rouba-lhes a comida e ainda os mata e economicamente chamamos isso de indústria ou subsistência, quando na verdade é assassinato em massa!
--------------------------------------------------------------
O filhote de golfinho da espécie toninha (Pontoporia blainvillei), criticamente ameaçada de extinção, que foi resgatado na última quarta-feira (8) em uma praia de Guarujá, no litoral de São Paulo, não resistiu aos ferimentos e morreu. Exames realizados pelo Instituto Gremar sugerem que a causa da morte tenha sido afogamento.
Segundo o Gremar, o animal, que era um macho recém-nascido com 3,9 kg e 68 cm, foi encontrado na Praia da Enseada, no período da noite. A ação contou com equipes da Polícia Militar Ambiental Marítima, da Guarda Civil Ambiental e do Instituto Gremar, após acionamento do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O golfinho foi localizado preso a uma rede de pesca, com diversos ferimentos no focinho.
O resgate durou quase duas horas. Em seguida, o golfinho foi encaminhado ao Centro de Despetrolização e Reabilitação de Animais Marinhos, ainda com vida. Porém, mesmo com os tratamentos que recebeu da equipe, o animal não resistiu aos ferimentos e morreu.
No exame de necropsia, a equipe do instituto observou alterações pulmonares que sugerem a morte por afogamento, compatível, portanto, com as lesões profundas no focinho, após ele ser capturado por uma rede de pesca. Apesar de serem animais marinhos, golfinhos - que pertencem à classe dos mamíferos - podem ser afogar por estresse, pois, em situações de nervosismo, podem fechar o orifício que permite a respiração.
As demais análises necroscópicas estão sendo avaliadas em laboratório. Conforme apurado pelos órgãos envolvidos na ação, o material que prendeu o animal era uma rede de arrasto com cerca de 3 metros. A toninha é uma espécie de cetáceo que só ocorre na costa litorânea do Atlântico Sul, e está criticamente ameaçada de extinção. Uma das principais ameaças à sua existência é, justamente, a captura acidental em redes de pesca.
PMP-BS
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, deve-se entrar em contato pelos telefones 0800-6423341 ou (13) 99711-4120.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário