OPINIÃO: esses são os bastidores do leite e queijo que os consumidores compram nos supermercados, padarias e afins. Não existe bem-estar animal! Há apenas exploração e maus-tratos. A única forma de garantir que esses animais tenham uma vida digna é abdicando de consumir derivados de leite, carnes, ovos e tudo que é de origem animal. Considerem o veganismo e impeça que essas cenas continuem se repetindo em todo o mundo!
----------------------------------------------------------
Uma fazenda orgânica, que produz queijos premiados, demitiu um trabalhador sob acusações de crueldade. Imagens secretas mostram agressão verbal e física de vacas na fazenda Park Farm da Bath Soft Cheese Company em Kelston, perto de Bath, Inglaterra.
A filmagem, feita pela Animal Justice Project, organização que luta por um mundo vegano e pelo fim do uso de animais na agropecuária, mostra algumas cenas angustiantes.
O dono da fazenda, Hugh Padfield, disse que ficou “horrorizado” com a filmagem, que foi feita entre março e setembro deste ano, e disse que um funcionário foi demitido depois que ela veio à tona.
Ele ressaltou que o vídeo mostra momentos de comportamento “inaceitável” por parte de um funcionário e que o restante da equipe se preocupa profundamente com os animais.
O vídeo mostra um funcionário batendo, socando e chutando vacas, além de bater nelas com canos de plástico em volta dos quadris, patas e úberes.
O vídeo também mostra a separação de bezerros de suas mães, o que leva ao choro de alguns animais.
A Animal Justice Project, cuja visão é de um mundo vegano, mostrou a filmagem a veterinários e especialistas em bem-estar, incluindo o professor emérito de ecologia e biologia evolutiva da Universidade do Colorado, Marc Bekoff.
Ele disse: “Nunca é aceitável bater e chutar animais de criação, especialmente quando eles não têm para onde ir, como visto nesta filmagem”.
“As vacas podem discriminar entre as pessoas que as tratam com rudeza e as que são bondosas com elas”.
Há evidências de vídeo de pelo menos uma vaca que apresentava claudicação grave, enquanto bezerros com apenas alguns dias de idade eram mantidos em currais estreitos com muito pouco espaço e nenhum contato com os outros.
A veterinária Dra. Molly Vasanthakumar disse: “A claudicação é provavelmente exacerbada pelos longos tempos de espera nos pátios de coleta de concreto preenchidos com lama e nas passagens antes da ordenha”.
“A filmagem apresentada pela Animal Justice Project revela métodos inaceitáveis de manejo do gado.“
“As vacas são empurradas por passarelas de concreto escorregadias e cheias de lama, são atingidas por portões e canos, tratadas aos gritos ou xingadas”.
A Animal Justice Project diz que as descobertas devem servir como um alerta.
Claire Palmer, a diretora do projeto, disse: “As imagens capturadas nesta fazenda de laticínios orgânica premiada contrastam fortemente com a imagem retratada pela fazenda”.
“Chutes insensíveis, tapas, socos nas vacas, gritos e palavrões; o desespero e a angústia de bezerros que choraram por dias depois de serem separados de suas mães e o lamentável alojamento individual oferecido aos jovens por até um mês após a separação, que evitam brincadeiras e outros comportamentos sociais normais.”
O Sr. Padfield, cuja família administra a fazenda desde 1914, disse: “Estamos horrorizados com as cenas de um pastor vaqueiro em vacas. É totalmente inaceitável. O funcionário envolvido foi recentemente contratado, tomamos medidas disciplinares e ele será demitido da fazenda.”
“Qualquer pessoa que conheça a Bath Soft Cheese e o Park Farm saberá que nos esforçamos para sermos o mais abertos e transparentes possível, incentivando a discussão sobre a agropecuária orgânica, a produção de leite e a fabricação artesanal de queijos.”
“Nosso lema é sermos abertos, amigáveis, acessível e honestos em tudo o que fazemos, por isso a fazenda possui mirantes públicos.”
“Nosso objetivo é manter os mais altos padrões de bem-estar em nossa fazenda e esperamos que nossa equipe cumpra esses padrões em todos os momentos. Nossa fazenda tem acesso público porque nosso princípio é que somos um negócio transparente e aberto e encorajamos ativamente membros do público para virem e verem o que acontece em nossa fazenda.”
Ele continuou: “A Animal Justice Group está sendo hipócrita ao fazer acusações sobre os cercados para bezerros, pois eles sabem que todos os nossos cercados para bezerros e particularmente esses cercados individuais para bezerros estão expostos ao público todos os dias. Não há tentativa de enganar o público, nós desejamos ser transparentes sobre como a fazenda é administrada”.
“Os bezerros recém-separados são mantidos em baias individuais para garantir que bebam toda a quantidade de leite todos os dias. Quando temos certeza de que estão fortes, eles são transferidos para baias maiores com outros bezerros de idade semelhante.”
“Mantemos vacas aleijadas separadamente na área central com cama solta, que uma das câmeras filmou. Esta área é inspecionada por uma área de observação. As vacas têm que ser retiradas desta área para serem examinadas pelo veterinário que visita regularmente.”
O Sr. Padfield disse: “A remoção dos chifres é realizada para evitar que as vacas se machuquem. Sempre que fazemos isso, ela é realizada sob anestesia local e sob orientação veterinária. Como qualquer animal que recebe tratamento veterinário, os bezerros podem ter dificuldades quando você tenta mantê-los parados, mas, para reiterar, isso terá sido realizado sob anestesia local.”
“Estamos preocupados que esta filmagem, que é altamente editada para enganar, escolhida seletivamente e retratada sem contexto, não representa o que acontece em nossa fazenda diariamente, onde o bem-estar animal está no centro de tudo o que fazemos.”
Por Emma Elgee / Tradução de Alice Wehrle Gomide
Fonte: Somerset
Nenhum comentário:
Postar um comentário