RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

07 dezembro 2021

Irã considera proibir animais de estimação: “perigosos e impuros”


OPINIÃO:
a estupidez e ignorância humana desconhecem limites. Em plenos 2021, diante dos avanços referentes aos direitos animais, esse tipo de proposta retrógrada simplesmente não pode mais encontrar espaço. Não existe nenhum ser vivo mais perigoso e impuro que os seres humanos, e ai? 
---------------------------------------------------------------------------
Um projeto de Lei estuda proibir cães e gatos na República Islâmica por considerá-los “perigosos” e “impuros”. A relação complexa dos Irã com os pets se estende por alguns anos.

De acordo com um rascunho de lei enviado este mês ao Parlamento do Irã: “Os animais causam uma mudança gradual no estilo de vida iraniano e islâmico e substitui o amor e os laços sentimentais entre as pessoas pelo dos animais”.

O projeto da "Lei de Proteção Pública contra os Animais Perigosos e Nocivos" propõe a proibição da “importação, reprodução, criação, venda ou transporte de animais perigosos e sujos”. Além disso, a lei pretende proibir a presença dos animais em espaços públicos. Caso a lei seja aprovada, quem a desobedecer receberá uma multa de um valor entre 10 e 30 vezes o salário mínimo do país e a apreensão dos animais.

Dentre os animais, mencionam-se crocodilos, tartarugas, serpentes, camaleões, ratos e macacos, mas também outros mais comuns como cães, gatos e coelhos.

A lei permite, contudo, que determinados órgãos possuam os animais, como a Polícia, laboratórios farmacêuticos e as Forças Armadas.

Quem quiser possuir um animal de estimação deverá solicitar uma permissão especial no gabinete fiscal da cada província, que irá "investigar" os pedidos.

Os deputados que são a favor da medida argumentaram que os animais espalham doenças, “criam impurezas”, causam “danos psicológicos”, “stress” e “danificam o espírito das pessoas”, entre outras questões. O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, disse que o suor, saliva e pelo dos cães “sujam” as pessoas e provocam que a oração “não seja válida”.

Vale lembrar que o falecido aiatola Ruhollah Khomeini, fundador da República Islâmica, afirmava, nos anos 80, que um edifício construído num terreno por onde um cão passou ou urinou será impuro.

A proposta causou polêmica no país. Os mais conservadores parecem apoiar, já os menos religiosos não concordam coma medida.

“Na minha opinião, não tem qualquer lógica”, disse a Agência Efe Maryam Talai, ativista dos animais e dona de um refúgio para cães em Teerão. “Não sei porque é que um grupo de deputados dedica o seu tempo e dinheiro das pessoas a tratar desse tema em vez de resolver os problemas do país”, continua.

A atriz Hanieh Tavassoli optou pela ironia com uma foto do seu gato no seu perfil do Instagram. Na legenda, ela escreveu “o meu querido perigoso”, em referência à legislação. A publicação recebeu mais de 60.000 “likes” e quase 1.500 de comentários.

Fonte: BNews 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪