OPINIÃO: lembramos que ONGs, abrigos e protetores precisam de ajuda o ano inteiro! Dê oportunidade a um animal sem lar, garantimos que eles serão eternamente gratos e farão de tudo para recompensá-lo por esse ato de generosidade.
-----------------------------------------------------------------------
Com figurinos elegantes e um cenário iluminado, uma ONG de Itapetininga (SP) preparou um ensaio fotográfico de Natal para incentivar a adoção de animais abandonados. Segundo a entidade, as fotos compartilhadas nas redes sociais sensibilizam as pessoas e aumentam as chances de cães e gatos conseguirem um novo lar.
De acordo com a presidente da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), Fernanda Nery, essa é a terceira vez que a ONG realiza o ensaio temático com a ajuda de uma fotógrafa voluntária.
"Com a ajuda de uma fotógrafa especialista em pets, publicamos essas fotos. O Natal é uma época em que as pessoas estão mais sensibilizadas e isso é uma oportunidade para os cãezinhos e gatos ganharem um lar. Quando nossos seguidores olham as fotos, o resultado é instantâneo e logo aparecem os interessados", conta Fernanda.
Em pouco menos de dois dias após a publicação do ensaio fotográfico, mais de 2 mil pessoas curtiram a postagem da ONG. Segundo a Fernanda, dos 14 animais fotografados, quatro já foram adotados.
Apesar da rapidez, a presidente da UIPA explicou que o processo de adoção não é tão simples e requer dedicação dos interessados.
"Quando alguém entra em contato com a gente, pedimos para que ele preencha um cadastro com informações pessoais. É por meio disso que verificamos se a pessoa tem condições de cuidar de um animal. Lembrando que tudo isso é feito de forma remota", explica Fernanda.
Ao g1, Fernanda contou ainda que todo pet adotado na UIPA é castrado e recebe três doses de vacinas. Os interessados em se tornarem tutores devem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 9977-13444.
Sobre a ONG
Há mais de 30 anos, a UIPA de Itapetininga ajuda a proteger e a intermediar a adoção de animais abandonados ou que sofrem maus-tratos. Por ser uma organização não governamental, ela depende do trabalho voluntário e de doações.
A unidade em Itapetininga tem uma estrutura com capacidade para abrigar 260 animais. No entanto, a presidente explicou que o espaço é pequeno se comparado a quantidade de animais desabrigados na cidade.
Segundo Fernanda, o número de animais abandonados cresceu drasticamente durante a pandemia de coronavírus, já que as pessoas estão mais ocupadas e passando por dificuldades financeiras, refletindo na superlotação do abrigo.
"Atualmente abrigamos mais 300 animais e não temos mais espaço, mas o trabalho de orientação e intermediação continua. Por isso é tão importante a adoção. Quando um pet é adotado, na verdade o tutor salva dois animais, já que ele libera uma vaga no abrigo, que logo será ocupada por um animal resgatado da rua", conta a presidente da UIPA.
Para que o trabalho continue, Fernanda ressalta a importância da adoção de animais e da doação de ração, cobertores e roupinhas, que podem ser levados diretamente na UIPA, localizada na Rua Otávio Ferreira de Almeida, número 36, no bairro Vila Mazzei, em Itapetininga.
Fonte: G1
Importante ressaltar que bichinhos não são presentes a serem dados a namorada, amiga, primo, amigo, etc. É uma opção, requer assumir compromisso com responsabilidade, requer tempo, dedicação e era despesas. É uma opção. Importante o futuro tutor participar da adoção para se ter certeza que o mesmo quer de fato ter um pet.
ResponderExcluir