OPINIÃO: o agravamento das mudanças climáticas em razão da ação humana está fazendo com que efeitos climáticos comuns tomem proporções mais do que trágicas. Pobres animais! Tanto trabalho perdido e destruído! Pessoal, vamos ajudá-los. Um pouco de cada um pode fazer muita diferença!
------------------------------------------------------------------
Uma enxurrada, provocada pela forte chuva, invadiu na tarde de domingo (9) a sede do Instituto Serzinho de Luz, organização não-governamental (ONG) que cuida de animais abandonados em Uberlândia. Vídeos compartilhados em uma rede social do projeto mostram a estrutura totalmente coberta por água. Saiba como ajudar a instituição mais abaixo nesta matéria.
A entidade fica em uma chácara na MGC-497, que liga Uberlândia à cidade de Prata. De acordo com uma das responsáveis pela ONG, Maria Rita Assis, cerca de 230 gatos e mais 12 cachorros estavam no local no momento da enchente.
Os animais foram resgatados e levados para um lugar seguro. Nenhum deles morreu. Segundo Maria Rita, a parte mais afetada foi o gatil, que ainda estava em construção.
"A parte da frente, que já tínhamos construído, foi toda destruída. Sobrou apenas um espaço no fundo", afirmou a voluntária ao G1.
Ainda segundo a cuidadora, após o temporal, o local foi tomado por mato e lama. Além disso, cobras foram vistas nos arredores. Até esta segunda-feira (10), todos os gatos e cães estavam sendo mantidos em outra parte da chácara, abrigados da chuva.
Ajude
Para reconstruir o espaço da ONG, os voluntários do Instituto Serzinho de Luz pedem doações de ração para cães e gatos (sem corantes), materiais de construção (como tijolos e lonas) e materiais de limpeza.
Para combinar a entrega dos mantimentos, entre em contato pelo telefone (34) 99641-8989. Também podem ser feitas contribuições em dinheiro, pelas chaves PIX 34 996418989 e 34.189.436/0001-92.
Previsão do tempo
As chuvas intensas devem persistir durante a semana no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões devem registrar uma das maiores precipitações do Brasil. A previsão vale até quarta-feira (12), quando é esperado que o clima comece a estabilizar.
Um alerta de perigo de chuvas intensas foi emitido pelo instituto nesta segunda-feira (10). O aviso começou a valer às 10h e está previsto para terminar às 10h de terça-feira (11).
O alerta prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros em uma única hora, ou então, 100 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 60 km/h e 100 km/h. Os riscos são de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:
- em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
- se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário