OPINIÃO: embora a situação desses animais seja culpa dos seres humanos, que bom que as mesmas pessoas que se beneficiam da exploração desses animais, tiveram a consciência de cuidar deles nesse período crítico.
---------
Em meio ao drama para ficar a salvo dos ataques das tropas russas, os ucranianos fogem com poucos pertences e precisam deixar tudo para trás, inclusive animais de estimação e selvagens. Mas o zoológico de Kiev ainda tenta se manter para deixar os animais lá abrigados com alguma segurança, apesar do estresse nos bichos por conta do barulho de sirenes de alerta e bombas lançadas contra a capital da Ucrânia.
Segundo reportagem do site do jornal americano The Washington Post, aproximadamente 50 funcionários se mudaram com alguns familiares para o zoológico de Kiev no intuito de cuidar dos animais em tempo integral. Para se abrigar em caso de ataques, eles improvisaram refúgios em um aquário inacabado e em um local feito para pássaros. Contudo, animais grandes como elefantes e girafas, por conta de seu porte, não podem ser movidos para locais mais seguros em caso de bombardeios
Para piorar, o zoológico de Kiev fica perto de uma instalação militar ucraniana, o que aumenta o perigo de bombardeios e ataques na região. No relato ao site americano, o diretor do zoológico disse que estocou alimentos para duas semanas poucos dias antes da invasão da Rússia, em 24 de fevereiro.
Na última semana, alguns dos animais selvagens na Ucrânia foram transferidos para outros zoológicos ou santuários longe de Kiev. No último dia 3 de março, caminhões trouxeram seis leões, seis tigres e um lince do deserto (caracal) para a Polônia, de onde iriam até o zoológico de Poznan. Para chegarem a salvo, os veículos tiveram que passar por zonas de ataque e estradas esburacadas e destruídas até o outro lado da fronteira - a maior dificuldade em tirar esses bichos a salvo do país à medida que os ataques da Rússia se intensificam em diversas cidades, com algumas delas sofrendo cerco.
No Facebook, a página do Feldman Ecopark, um zoológico de Kharkiv, relata um drama pior que o de Kiev. Com os intensos ataques de Moscou para tentar tomar a segunda maior cidade ucraniana, são poucos voluntários disponíveis para conseguir chegar ao local e alimentar os animais que lá estão. Nos posts, o zoológico faz textos de apelo e mostra a destruição causada pelas explosões, que danificaram as instalações onde ficavam primatas. Alguns animais fugiram e outros acabaram mortos.
Em Lviv, ao leste e perto da fronteira polonesa com situação menos tensa em relação aos ataques russos, um abrigo para animais domésticos foi criado. Alguns pets que estavam com pessoas que fugiram de suas cidades precisaram ser deixados para trás, o que levou à criação desse centro para animais. A cidade atingiu sua capacidade em receber refugiados, segundo a prefeitura local. Alguns voluntários tentam trazer os animais para o outro lado da fronteira para fazer com que eles sejam adotados por outras famílias.
Fonte: Joven Pan
Nenhum comentário:
Postar um comentário