OPINIÃO: Gente, o documentário é chocante..... Questionamentos mil são expostos escancaradamente para reflexão de humanos tão insensíveis à vida animal...
--------------------
Lançado pelo fotógrafo e filmmaker neerlandês Jan Van Ijken, o premiado documentário “Facing Animals” aborda em 29 minutos a complexa e bizarra relação entre humanos e não humanos.
“Por que desviamos o olhar de milhões de animais em fazendas enquanto mimamos e humanizamos outros?”, questiona Van Ijken, que coloca suínos, galináceos, bovinos e outros animais como protagonistas e humanos como antagonistas.
Por meio do filme, que tem um peculiar caráter estético que propõe um “outro olhar”, o neerlandês apresenta cenas conflitantes de pintinhos lançados em esteira rolante, uma senhora acariciando uma vaca em um prado, leitões gritando enquanto seus rabos são cortados…
Entre o deslumbrante e o chocante, reforçado pela fotografia fílmica, as cenas levam o espectador a uma montanha-russa de emoções a partir de diferentes tratamentos dados aos animais – o que reforça o mote de “Facing Animals”, que é explorar a complexidade e o absurdo das nossas relações com animais não humanos, como a naturalização da violência amparada pelo lucro/consumo.
O documentário disponível no Vimeo, e que completa dez anos em setembro, já foi exibido em mais de 15 festivais internacionais de cinema e recebeu o Grand Prix de curtas-metragens no Split Film Festival, na Croácia.
Vale lembrar também que Jan Van Ijken é um dos participantes de “Hidden: Animals in the Anthropocene”, lançado em 2020 por iniciativa da fotógrafa canadense Jo-Anne McArthur.
A obra que expõe a violência nas nossas relações de consumo foi eleita em 2021 o “Livro de Fotografia do Ano” pelo concurso Picture of the Year International. Com prefácio do ator Joaquin Phoenix, “Hidden” mostra em 320 páginas e 200 imagens de 40 autores de diversas partes do mundo a cruel realidade de muitos animais.
Com um caráter documental, o livro é um meio de estimular sensibilização a partir de histórias reveladoras e brutais; da reafirmação de que os animais são as grandes vítimas do nosso sistema de consumo que, hoje mais do que nunca, impacta na vida de outras espécies e na nossa, além do meio ambiente.
“Minha visão para este novo livro inovador foi inspirada na fotografia de guerra que moldou a história. Imagens de conflito e sofrimento sempre desempenharam um papel crucial na exposição de atrocidades e na galvanização das massas. Bilhões de animais sofrem desnecessariamente a cada dia dentro dos espaços que construímos. Acreditamos que agora é a hora de testemunhar isso”, defende Jo-Anne McArthur.
O filme de Jan Van Ijken está disponível no Vimeo – clique aqui para ter acesso.
Fonte: Vegazeta
Não quero ver. Já não olho mais nada a respeito dessa crueldade. Minha saúde não permite. Fico com tanta raiva e ódio que passo mal. Nojo.
ResponderExcluir