OPINIÃO: É um bicho maravilhoso.... O que temos de certeza é que, em breve, vão deixar de existir não só pela perda de seu ambiente natural, como também, pela caça já que o atual governo faz de tudo para liberação deste "esporte". Aliás, fiscais do IBAMA tem ordens de "não mexer " com caçadores por ordem direta do presidente. É muito nojento....
-------------
Uma onça-parda foi flagrada “passeando” em um canavial próximo à Fazenda Palmital, em Ibaté (SP), na segunda-feira (20). O registro do felino foi feito por um funcionário da propriedade. (Veja o vídeo abaixo).
Segundo o homem, que preferiu não se identificar, a onça-parda já apareceu com três filhotes nas redondezas da propriedade. Ele contou que é comum a 'visita' de outros animais e aves no local, como macacos-prego, jaguatiricas, tatus, javalis, tucanos, corujas, maritacas, jiboias, quatis e até jacarés.
“O curioso do vídeo é que a onça está andando em uma área absolutamente aberta na luz do dia. É um animal que está tranquilo, porque se estivesse assustado estaria andando de noite em uma área de trilha fechada. É um bicho que não está nem aí”, disse o diretor do Parque Ecológico de São Carlos, Fernando Magnani, que analisou o vídeo a pedido do g1.
Do cerrado para áreas urbanas e rurais
A onça- parda é uma espécie de felino comum nos biomas brasileiros. O animal também conhecido como suçuarana, tem hábitos noturnos, sendo incomum vê-lo em atividades de dia. Segundo o diretor do Parque Ecológico de São Carlos, Fernando Magnani, está cada vez mais comum registrar a passagem de animais do cerrado nas zonas rurais e urbanas, por conta da invasão do ser humano.
“Eles aprenderam a conviver nas fazendas e subúrbios da cidade, principalmente a onça parda que é um felino muito esperto, é um animal que está aprendendo a conviver com a alteração ambiental no Estado e no Brasil. Estão se acostumando, nos reconhecendo como fornecedores de alimentos gratuitos. São como grandes gatos”, disse Magnani.
Um 'gatinho grandão'
Ainda segundo o diretor do Parque Ecológico de São Carlos, não há motivos para temer o animal quando der ‘de cara’ com ele. Magnani explica que a onça-parda tem alguns comportamentos parecidos com gatos domésticos e quase nunca oferece riscos ao ser humano.
“É um gatão. Se você fosse uma cotia, um rato, provavelmente correria um risco tremendo, mas no caso de humanos o risco de ser atacado é quase nulo. Claro, que você não pode enfrentá-la, correr, para ela não correr atrás de você, é um animal movido por extinto. Se você encontrar um animal desses, admire, fique calmo e cada um segue sua vida”, recomendou.
Fonte; G1
Observamos que o local, está totalmente destruído. A natureza não existe mais. Eu lastimo, do fundo do coração, nossos queridos animais sem ter onde ficar, onde morar e viver.
ResponderExcluirEstá é procurando algo a comer e dar aos filhotes. O local deserto , coitada.
ResponderExcluir