RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

28 julho 2022

Aumentam apreensões de canários-da-terra, uma das espécies mais traficadas no Brasil


OPINIÃO:
Que absurdo, minha Santa dos tamancos pretos!!!!!! É uma fato de uma crueldade que dá vontade de cobrir o camarada de tabefe na cara. Detalhe? ele foi liberado e vai responder em liberdade..... A tal Lei Sansão é frustrante já que só atende a cachorro e gatos. Os outros animais que se lixem no meio de tamanha perversidade..... Meu lugar não é deste planeta.....
-------------
A apreensão de pássaros que seriam vendidos ilegalmente aumentou mais de 60% nos últimos dois anos. Só no último fim de semana, a Receita Federal encontrou quase 500 canários presos em malas.

Agentes da Receita Federal faziam uma fiscalização de rotina nas malas no Aeroporto de Brasília na noite de sábado (23) quando viram uma imagem no Raio-x: as manchas cor de laranja eram 482 canários-da-terra, uma das espécies mais traficadas no Brasil, segundo o Ibama.


A doçura do animal, as cores das penas e o canto atraem os criminosos, que geralmente não tomam cuidados mínimos na hora do transporte. Os bichos ficam confinados, sem ventilação, comida ou água, como no caso dos canários-da-terra.

Na delegacia, o traficante disse que as aves seriam vendidas a intermediadores por R$ 15 cada em Brasília, e que já tinha feito essa mesma viagem com canários outras 15 vezes. Ele assinou um termo circunstanciado, foi liberado e vai responder em liberdade.

O tráfico de animais silvestres é considerado um crime de menor potencial ofensivo. Por isso, prevê pena de no máximo um ano de prisão, normalmente convertida em prestação de serviços - isso se for condenado.

"A baixa punibilidade da legislação é um dos principais fatores que acabam incentivando o comércio ilegal de animais silvestres no Brasil. Sem sombra de dúvida, um aumento na pena seria fundamental para que nós tenhamos pelo menos um decréscimo, uma diminuição desse comércio ilegal", diz Dener Giovanini, coordenador da RENCTAS.

O Ibama registrou um aumento de 64% na apreensão de canários nos últimos dois anos em todo o país.


Segundo especialistas, Brasília é só uma passagem. Boa parte das aves vem de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ou do Norte do Brasil, como Roraima, e são levadas para o Nordeste, onde são vendidas, principalmente para rinhas.

Os quase 500 canários apreendidos no fim de semana estão no centro de triagem de animais silvestres do Ibama. Uma equipe de biólogos e veterinários montou uma operação de emergência para tratá-los. Apesar de todos esses cuidados, 123 não resistiram.

"A gente trabalhou muito na hidratação, porque esses bichinhos estavam bastante desidratados. Devem ter ficado muito tempo sem se alimentar, sem comer. Eu acho que é fundamental que as pessoas entendam que, embora elas não queiram, embora elas gostem desses animais, quando elas compram um animal de origem ilegal, elas estão colaborando para a morte de todos esses que foram traficados", explica Juliana Junqueira, coordenadora de gestão de biodiversidade do Ibama.

Fonte: G1/JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪