Conversando com a minha guru Dra. Vanice Orlandi nesta semana, presidente da UIPA/SP, falamos sobre o Decreto 16590 de 1924. Daí ela me mandou um destaque da Revista Brasileira de História onde é falado sobre o mesmo como sendo a primeira tentativa de se fazer algo pelos animais. Veja:
Neste Decreto é aprovado o regulamento das casas de diversões publicas e Vanice me confessou que tinha tentado acha-lo pela internet e não tinha conseguido. Cai em campo e graças a uma funcionária do Diário Oficial da União chamada Adriana Costa (salve!!!!), consegui achar o referido Decreto que havia sido Revogado pelo Decreto nº 11/1991, aquele tal do Presidente Collor que revogou toda legislação antiga, inclusive, o nosso precioso Decreto-lei 24645/34 de proteção aos animais. Foi um sacrifício faze-lo valer de novo.
Como historiadora, me apaixonei pelo que li graças a sua amplitude. Com tantos entendidos atualmente na nossa causa se sentando na janelinha como se fosse a última bolacha do pacote, imaginem que, em 1924, tinha gente como a gente tentando proteger nossos amados animais.
Separei os artigos que falam sobre circos, corrida de cavalos, touradas, etc. Mas, aconselho uma volta ao passado e ver como funcionavam as ações do governo nesta época. Apaixonante!!!!!
PARA QUEM NÃO CONHECE, VEJA O NOSSO
EXCEPCIONAL ARTIGO DA REVISTA BRASIL HISTÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário