OPINIÃO: Esta tragédia no Pantanal dói no coração da gente.... O que nos alivia, um pouco, é saber que os abençoados humanos que compõem o GRAD estão por lá tentando salvar os que podem. Saiba como ajudar CLICANDO AQUI.
----------
O animal é considerado raro pois tem hábitos solitários e é de difícil visualização, sendo descrita na década de 1950 como específico do Pantanal, segundo a coordenadora do Grupo De Resgate De Animais Em Desastres (Grad).
Um lagarto da espécie dracaena paraguayensis, conhecido popularmente como "Víbora do Pantanal", foi resgatado por uma equipe Grupo De Resgate De Animais Em Desastres (Grad), nessa quarta-feira (22), na região da Transpantaneira, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, após os incêndios no município terem diminuindo.
A víbora foi localizada pelos voluntários durante uma busca ativa, em conjunto com os brigadistas, quando eles procuravam alguns animais para resgate em áreas onde o fogo percorreu. Ela foi encontrada sem ferimentos, mas com visíveis sinais de cansaço.
Ao g1, a coordenadora do Grad, Carla Sássi, disse que o animal é considerado raro, já que possui hábitos solitários e é de difícil visualização, sendo descrita na década de 1950 como específico do Pantanal.
“A víbora é um lagarto semiaquático, que se alimenta de moluscos. Não é fácil ver ele por ser um animal tímido, que foge ao menor sinal de ameaça ou se mantém imóvel e camuflado na vegetação. Infelizmente é uma espécie pouco estudada”, disse.
A coordenadora informou que o animal ficou em observação por 24h até que fosse realocado em um lugar seguro e afastado do fogo, nessa quinta-feira (23).
Fonte: G1 - Por Amábile Monteiro* e Cleto Kipper
Nenhum comentário:
Postar um comentário