RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

09 agosto 2021

Homem enfrenta frio para aquecer e cuidar de cães em situação de rua em SP


OPINIÃO:
é sempre possível ajudar e fazer o bem quando a vontade é sincera. Parabéns a esse rapaz e que esse ato de gentileza reverbere e inspire outras pessoas!
-------------
Mesmo com poucos recursos, um ajudante geral dedica seu tempo livre para distribuir cobertores e ração a animais de rua em Guarujá, no litoral paulista. Na última semana, marcada pelo intenso frio causado por uma frente fria, seguida de uma massa polar, que fez com que várias cidades do país batessem recordes de temperaturas mais baixas em longos períodos, ele ajudou mais de 20 animais a se protegerem do frio.

Mauro Claro de Oliveira, de 36 anos, mora no bairro Vila Edna e há três anos divulga nas redes sociais suas ações para ajudar animais de rua. Em entrevista ao G1 neste sábado (7), ele explicou que sempre gostou muito de animais, mas via que muitos deles sofriam nas ruas, sozinhos, com fome e frio. Incomodado com a situação e vivendo em uma região com muitos cães abandonados nas ruas, ele decidiu ajudar.

Oliveira explicou que há três anos resgatou um animal ferido e pediu ajuda a vários veterinários da cidade onde mora, mas nenhum quis ajudar. Um amigo o orientou a publicar a situação nas redes sociais. Assim, após divulgar o relato, ele recebeu ajuda de várias pessoas que se comoveram com o caso e realizaram doações de remédios, comida, entre outros itens.


Vendo que a internet poderia ser um canal para conseguir ajuda para mais animais, ele começou a publicar as ações com frequência. Sem condições financeiras de comprar sacos de ração para distribuir todos os dias, ele realiza as doações aos finais de semana e uma vez durante a semana.

O ajudante geral divide porções de rações em potes e distribui para animais de bairros vizinhos ao que ele mora. Além de distribuir o alimento, em alguns casos, ele resgata os animais para tratá-los de ferimentos e doenças, como sarna. Atualmente, ele conta com cinco cachorros em casa, sendo que quatro foram retirados das ruas.

Sem espaço para abrigar mais animais, ele também dedica o tempo livre para tentar conseguir novas casas que queiram adotá-los.

“Antes eu ajudava e não postava nada, mas uma vez postei a foto de um cachorro debilitado e consegui ajuda, tratei e doei. Depois disso, continuei postando e alimentando os que estão à minha volta. Alguns dá para resgatar, outros não, porque não tenho estrutura, então a melhor forma de ajudar que encontrei foi essa”, conta.


Noites frias

Em muitas ações que realizou, Oliveira percebeu que os animais também sofriam muito com as baixas temperaturas. Ele nunca chegou a encontrar um animal morto, mas em muitas vezes os via imóveis devido ao frio intenso, por isso, passou a arrecadar cobertores, que também são doados aos cães.

Na última semana, durante uma frente fria, seguida de uma massa polar que causou quedas históricas nas temperaturas de várias regiões do país, ele chegou em casa após o trabalho, por volta das 18h, e às 20h já estava novamente na rua, levando mantas e comida aos animais.

“É muito gratificante, fico feliz em poder ajudar. Não tem preço você chegar com a ração e o cobertor e ver os cães abanando o rabo de felicidade. É muito simples, eu sei, mas para eles é muito importante, eles já até me reconhecem de longe quando chego”, diz.

O morador de Guarujá conta que diversas vezes ao longo destes três anos tentou conseguir ajuda com canis, mas não era atendido e, quando conseguia contato, eram impostas diversas burocracias que dificultavam a ajuda dos órgãos aos cães, por isso, ele decidiu ajudar por conta própria.

Além de ração e cobertores, ele também recebe a doação de remédios e alimentos, como carne moída, todos direcionados aos cuidados dos animais. “A divulgação nas redes sociais também é boa para incentivar as pessoas. Às vezes você está passando e um carinho, uma ração, já ajudam. É tão simples, mas para eles vale muito”, conclui.

Fonte: G1 

Um comentário:

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪