OPINIÃO: quantos séculos serão necessários para que a raça humana se torne consciente e compassiva com os mais indefesos e vulneráveis? É vergonhoso para todos enquanto espécie que atos como esse se repitam frequentemente e assustadoramente não sejam punidos com o rigor que merecem...
-----------------------------------------
Um motorista foi flagrado puxando um cavalo por uma corda enquanto dirigia o carro, na Vila Pérola, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na terça-feira (2).
As imagens foram feitas por um morador que preferiu não se identificar. Ele denunciou o caso para o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) e para a Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pelo artigo 235, conduzir animais nas partes externas do veículo, sem a devida autorização, é infração grave e pode ser penalizada por meio de multa.
Como medida administrativa, o código prevê também a retenção do veículo.
Entretanto, segundo o Foztrans, a autuação contra o motorista só poderia ser feita em flagrante, por um agente de trânsito. Portanto, não houve penalidade ao condutor.
Segundo a prefeitura, como o flagrante não ocorreu, o Foztrans deve repassar o caso à Diretoria de Bem-Estar Animal, que é responsável pela fiscalização de denúncias de maus-tratos contra animais.
Caso a situação de maus-tratos ao animal seja identificada, o crime prevê multa e prisão de três meses a um ano.
A Polícia Civil informou que casos de maus-tratos devem ser registrados na delegacia ou pelo telefone 156, da ouvidoria da prefeitura.
O motorista flagrado entrou em contato com a RPC e disse que o animal estava solto na BR-277, por isso, ele estava transportando o animal daquela forma.
Segundo o condutor, o cavalo fica preso, mas algumas pessoas soltam o animal. Além disso, informou que o cavalo é dócil e está acostumado a andar ao lado do carro.
Os órgãos municipais informaram que não identificaram o motorista envolvido no caso.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário